Skip to content
caixa-de-pandora

O que é caixa de Pandora?

O que é caixa de Pandora?

Abrir a caixa de Pandora equivale a contar um grande segredo, deixar escapar muitas coisas que não deveriam ser descobertas, porque causariam medo ou apreensão se fossem reveladas. O termo também pode se referir a lugar ou situação repleta de segredos, sua origem está na mitologia grega e é ligada à lenda de Prometeu, depois de sua punição por Zeus.

Prometeu é irmão de Epimeteu e ambos são filhos do titã Jápeto, vencido por Zeus. O sentimento de vingança sempre esteve presente no coração dos irmãos, que apenas esperavam a oportunidade certa para realizar tal vingança.

Quando os homens e os animais saíram das profundezas e passaram a viver na face da Terra, Zeus encomendou aos irmãos que distribuíssem a eles qualidades e defeitos. No entanto, foram alertados que aos homens, que pareciam com os deuses, não deveria ser dado o conhecimento do fogo (metáfora da inteligência), sob pena de grande castigo.

Estava aí a oportunidade tão esperada. O fogo da inteligência foi roubado e, contrariando Zeus, foi dado de presente aos humanos que passaram a dominar os outros animais. Zeus, furioso, puniu Prometeu, porque ele havia contrariado a sua ordem. Ele foi condenado a passar o resto de sua vida acorrentado no alto do Cáucaso para que tivesse todos os dias, pela eternidade, seu fígado devorado por uma águia. Ela comia durante o dia e o fígado se refazia à noite para que fosse de novo comido no dia seguinte, como uma danação eterna.

Não satisfeito em se vingar dele, Zeus vingou-se também de toda a humanidade, por intermédio de Pandora, que é considerada a primeira mulher, criada em conjunto pelos deuses, sob o comando de Hefesto e de Atena.

Ela simboliza a mãe natureza, era linda e graciosa e possuía grande capacidade de persuasão. De maneira ardilosa, ela foi enviada por Zeus de presente a Epimeteu, irmão de Prometeu. Ele não deveria aceitá-la. Contudo, encantado com a sua beleza, casou-se com ela.

A moça trazia consigo uma caixa (na verdade um vaso) que tinha a tampa solta e a qual ela nunca deveria abrir. Curiosa, ela abriu a caixa e dela saíram todos os vícios humanos (a inveja, o ódio, a ganância, a luxúria, etc.) que foram morar nos corações dos homens. Estava feita a vingança de Zeus também contra os humanos. Eis aí o sentido metafórico da expressão.

 

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Back To Top
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?