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O que é endomarketing?

Segunda, 08 de Abril de 2019

Por que se diz elefante branco?

Segunda, 01 de Abril de 2019
Elefante branco quer dizer uma coisa grandiosa, porém inútil, desnecessária e dispendiosa, por isso normalmente é usada para obras públicas que são feitas para promover políticos, nas quais se

O que é excelência?

Segunda, 25 de Março de 2019
Numa manhã de segunda-feira, eu tinha acabado de completar 18 anos e saía para a minha primeira aula de direção. Tentei não passar em nenhuma rua conhecida, porque meus amigos já sabiam dirigir

Por que se diz dois pesos e duas medidas?

Segunda, 18 de Março de 2019
A expressão dois pesos, duas medidas é o mesmo que dar um tratamento diferenciado entre pessoas ou acontecimentos, quando a situação, na verdade, exigia o mesmo tratamento. A expressão teve a sua

O que é caixa de Pandora?

Segunda, 11 de Março de 2019
Abrir a caixa de Pandora equivale a contar um grande segredo, deixar escapar muitas coisas que não deveriam ser descobertas, porque causariam medo ou apreensão se fossem reveladas. O termo também p

O que é coaching?

Segunda, 04 de Março de 2019
Um dos termos que mais têm sido usados nos últimos dez anos no Brasil tem sido coaching. Muita gente fica intrigada ao ouvi-lo, pois tem se dito que muita coisa pode ser resolvida na vida e na carre

O que é um bode expiatório?

Segunda, 25 de Fevereiro de 2019
Ser um bode expiatório, quer dizer simplesmente ser uma pessoa escolhida para pagar por um crime ou um ato falho que não cometeu ou por uma ação que não praticou. Bode expiatório é a forma de d

O que é eufemismo corporativo?

Segunda, 18 de Fevereiro de 2019
Eufemismo é uma figura de linguagem que consiste em tornar mais leve e palatável o sentido de uma expressão ou de uma palavra. Dizer que um aluno não se saiu muito bem num exame ou um funcionário

O que é economês e outras idiotices?

Segunda, 11 de Fevereiro de 2019
Lendo o psicólogo americano Jon Warshawsky, responsável pela área de pesquisas da Deloitte, uma das principais empresas de auditoria e consultoria do mundo e coautor do livro Por Que as Pessoas de

Parte 2 - Por que geração mimimi?

Segunda, 04 de Fevereiro de 2019
O Brasil precisa urgentemente, como política nacional de defesa de um futuro possível, proibir que se diga aos mimizentos na escola e no trabalho, que a vida é fácil, que é sopa, que dinheiro se

Parte 1 - Por que geração mimimi?

Segunda, 28 de Janeiro de 2019
Mimimi é uma figura de linguagem que reproduz o som que uma pessoa faz ao reclamar de alguma coisa. O termo se popularizou com as redes sociais, porque nelas muita gente reclama de muita coisa. Norma

Parte 2 - O que são vidas pública e privada?

Segunda, 21 de Janeiro de 2019
Está mais do que na hora de as escolas públicas e particulares, de todos os níveis, criarem um espaço em seus currículos para a discussão fundamental sobre o que é de interesse de todos e do qu

Parte 1 - O que são vidas pública e privada?

Segunda, 14 de Janeiro de 2019
É um tormento. Sim, é um tormento. Não sei se foi sempre assim ou apenas de uns tempos para cá. O certo é que venho sendo assombrado pela ideia obsessiva de distinguir a vida pública da privada,

Qual a relação entre educação e mercado de trabalho?

Segunda, 07 de Janeiro de 2019
Essa pergunta chega a parecer estúpida. Se eu a fizesse em público, tenho certeza de que muita gente iria rir de mim. No entanto, se eu apontasse o dedo para as pessoas que riem e perguntasse a elas

O poeta, a pedagogia e as nuvens

Terça, 16 de Outubro de 2018
"No poema/ e nas nuvens,/ cada qual descobre/o que deseja ver." - Helena KolodyO propósito deste artigo é apresentar a professores, alunos, pais e todos os interessados no assunto educação, n

Professor ou o homem que ferrava almas

Terça, 16 de Outubro de 2018
Quando eu era pequeno, no sítio de meus tios, onde passava minhas férias de julho, lembro-me de haver perguntado por que é que se marcavam a ferro os bois e cavalos? Parecia-me uma maldade, mas meu

Parte 2 - Por que geração mimimi?

O Brasil precisa urgentemente, como política nacional de defesa de um futuro possível, proibir que se diga aos mimizentos na escola e no trabalho, que a vida é fácil, que é sopa, que dinheiro se multiplica por cissiparidade nos caixas eletrônicos, que

pais devem esfalfar-se até a última célula para dar vida boa e sem esforço aos filhos que pôs no mundo. Chefes não têm que criar zonas de lazer e felicidade perpétuas aos seus funcionários. Chamar um empregado de colaborador, não faz a tarefa ser menos obrigatória. Assim como a boa educação de um chefe, não o dispensa de pagar salário no final do mês.


Parece que estamos dando vida ao ditado que diz: “a quem Deus não deu filhos, o Diabo deu alunos, sobrinhos, funcionários e samambaias”. Ninguém forma uma família (pelo menos não deveria ser assim) para ser escravo dos filhos que gerou,

tampouco uma empresa. Uma unidade familiar ou empresarial é criada como forma de perpetuação de uma ideia, com um propósito. De manutenção da vida nas famílias e de alcance de metas e lucro, nas empresas.


NÃO é uma palavra bonita, necessária, pedagógica e precisa ser dita. Vamos acabar com o império massacrante do “se não concordar comigo eu traumatizo”. A vida é um grande enigma, não é para ser fácil, é para ser jogada e para isso é necessário que as pessoas sejam ensinadas de que há um jogo e que ele tem regras e que todos que tiverem ciência disso poderão jogar e se dar bem. Não dá para fingir que é basquete, quando o jogo é futebol. Chorar e reclamar nas redes sociais não

ajuda em nada. Viver é um risco, devemos ser ensinados a nos acostumar com isso.


O mercado de trabalho, com raras exceções no mundo público e nas ONGs, não está preocupado com a nossa felicidade, antes que mostremos a ele, o que sabemos e podemos fazer. O mimimi, além de inútil, é chato. Reparem todos que nossos

mimizentos continuam estudando física por quatro anos em média e quando necessitamos checar o reator de nossa lâmpada fluorescente precisamos contratar um eletricista, em sua maioria, de formação primária e precária. Só que isso não parece

importar para essa geração. O que é preciso ser levado a sério para ela, é se as escolas e as empresas mantêm a sua autoestima elevada. Reclamar por nada virou patrimônio imaterial dessa categoria mimizenta de gente.