Categorias

O que é endomarketing?

Segunda, 08 de Abril de 2019

Por que se diz elefante branco?

Segunda, 01 de Abril de 2019
Elefante branco quer dizer uma coisa grandiosa, porém inútil, desnecessária e dispendiosa, por isso normalmente é usada para obras públicas que são feitas para promover políticos, nas quais se

O que é excelência?

Segunda, 25 de Março de 2019
Numa manhã de segunda-feira, eu tinha acabado de completar 18 anos e saía para a minha primeira aula de direção. Tentei não passar em nenhuma rua conhecida, porque meus amigos já sabiam dirigir

Por que se diz dois pesos e duas medidas?

Segunda, 18 de Março de 2019
A expressão dois pesos, duas medidas é o mesmo que dar um tratamento diferenciado entre pessoas ou acontecimentos, quando a situação, na verdade, exigia o mesmo tratamento. A expressão teve a sua

O que é caixa de Pandora?

Segunda, 11 de Março de 2019
Abrir a caixa de Pandora equivale a contar um grande segredo, deixar escapar muitas coisas que não deveriam ser descobertas, porque causariam medo ou apreensão se fossem reveladas. O termo também p

O que é coaching?

Segunda, 04 de Março de 2019
Um dos termos que mais têm sido usados nos últimos dez anos no Brasil tem sido coaching. Muita gente fica intrigada ao ouvi-lo, pois tem se dito que muita coisa pode ser resolvida na vida e na carre

O que é um bode expiatório?

Segunda, 25 de Fevereiro de 2019
Ser um bode expiatório, quer dizer simplesmente ser uma pessoa escolhida para pagar por um crime ou um ato falho que não cometeu ou por uma ação que não praticou. Bode expiatório é a forma de d

O que é eufemismo corporativo?

Segunda, 18 de Fevereiro de 2019
Eufemismo é uma figura de linguagem que consiste em tornar mais leve e palatável o sentido de uma expressão ou de uma palavra. Dizer que um aluno não se saiu muito bem num exame ou um funcionário

O que é economês e outras idiotices?

Segunda, 11 de Fevereiro de 2019
Lendo o psicólogo americano Jon Warshawsky, responsável pela área de pesquisas da Deloitte, uma das principais empresas de auditoria e consultoria do mundo e coautor do livro Por Que as Pessoas de

Parte 2 - Por que geração mimimi?

Segunda, 04 de Fevereiro de 2019
O Brasil precisa urgentemente, como política nacional de defesa de um futuro possível, proibir que se diga aos mimizentos na escola e no trabalho, que a vida é fácil, que é sopa, que dinheiro se

Parte 1 - Por que geração mimimi?

Segunda, 28 de Janeiro de 2019
Mimimi é uma figura de linguagem que reproduz o som que uma pessoa faz ao reclamar de alguma coisa. O termo se popularizou com as redes sociais, porque nelas muita gente reclama de muita coisa. Norma

Parte 2 - O que são vidas pública e privada?

Segunda, 21 de Janeiro de 2019
Está mais do que na hora de as escolas públicas e particulares, de todos os níveis, criarem um espaço em seus currículos para a discussão fundamental sobre o que é de interesse de todos e do qu

Parte 1 - O que são vidas pública e privada?

Segunda, 14 de Janeiro de 2019
É um tormento. Sim, é um tormento. Não sei se foi sempre assim ou apenas de uns tempos para cá. O certo é que venho sendo assombrado pela ideia obsessiva de distinguir a vida pública da privada,

Qual a relação entre educação e mercado de trabalho?

Segunda, 07 de Janeiro de 2019
Essa pergunta chega a parecer estúpida. Se eu a fizesse em público, tenho certeza de que muita gente iria rir de mim. No entanto, se eu apontasse o dedo para as pessoas que riem e perguntasse a elas

O poeta, a pedagogia e as nuvens

Terça, 16 de Outubro de 2018
"No poema/ e nas nuvens,/ cada qual descobre/o que deseja ver." - Helena KolodyO propósito deste artigo é apresentar a professores, alunos, pais e todos os interessados no assunto educação, n

Professor ou o homem que ferrava almas

Terça, 16 de Outubro de 2018
Quando eu era pequeno, no sítio de meus tios, onde passava minhas férias de julho, lembro-me de haver perguntado por que é que se marcavam a ferro os bois e cavalos? Parecia-me uma maldade, mas meu

O que é excelência?

Numa manhã de segunda-feira, eu tinha acabado de completar 18 anos e saía para a minha primeira aula de direção. Tentei não passar em nenhuma rua conhecida, porque meus amigos já sabiam dirigir e eu não e tinha vergonha, contudo meu pai era seguidor da lei: dirigir só depois da idade permitida. Minha instrutora me fez ver que levar um carro adiante não era tarefa difícil, já dirigi-lo com maestria, com excelência, era coisa bem diferente.


Ela me disse algo parecido com isso: “O Brasil está cheio de condutores, Nailor, porém possui pouquíssimos motoristas de verdade, o trânsito vai continuar matando até que nossos condutores adquiram a consciência necessária e aprendam que dirigir com excelência passa por treinamento demorado e constante”. Achei divino o comentário, mas só agora, depois de muitos anos, entendi verdadeiramente o que ela queria me dizer.


Quando eu era pequeno, sequer sabia o que era dirigir e que isso teria alguma coisa a ver comigo algum dia, era ignorante e não sabia; depois me tornei adolescente e passei a ambicionar poder conduzir um carro, mas meu pai não me deixava e com

razão, era ignorante em direção, mas sofria por saber disso; quando fiz 18 anos passei a ter aulas com uma instrutora e aprendi o básico do processo, no entanto para executar qualquer tarefa como trocar de marcha ou estacionar, eu tinha que pensar nos ensinamentos para que tudo pudesse ser feito de forma correta, ou seja, só sabia fazer pensando pedaço por pedaço; agora, muitos anos depois de condução constante de vários veículos de marcas distintas, consigo fazer o que devo sem ter de pensar no que faço e sem me envolver em nenhum acidente, sou um motorista competente, tenho bem desenvolvida a minha inteligência procedimental para dirigir. Nesse estágio posso dizer sem medo que sou um excelente motorista.


A conclusão que todos podemos tirar dessa história, é que podemos e devemos aplicar esses quatro estágios a todas as aprendizagens necessárias ao bom desempenho de nossas atividades pessoais e profissionais. Não basta que saibamos

fazer as coisas, muita gente sabe fazer, o mercado está cada vez mais exigente, ele nos quer no melhor que podemos dar. A busca pela excelência, portanto, será a nossa meta, o fim de nossa jornada de aprendizagem, o foco de nossa atenção. Poderemos dizer que as tarefas que sabemos executar estão no melhor que podemos dar e da forma como o mercado exige, quando pudermos realizá-las sem termos de pensar em cada fase, em cada detalhe, quando as ações fluírem com naturalidade. Profissional excelente é aquele que faz sempre o melhor sem ter de pensar em cada detalhe disso e profissional que tem a chamada competência inconsciente.