Skip to content
Nailor Marques Jr

Por que geração mimimi? (parte 1)

Mimimi é uma figura de linguagem que reproduz o som que uma pessoa faz ao reclamar de alguma coisa. O termo se popularizou com as redes sociais, porque nelas muita gente reclama de muita coisa. Normalmente são jovens que não querem ser contrariados, que foram premiados pelos pais com tudo de bom, fácil e na hora. É uma geração que compra felicidade no supermercado, que não paga as próprias contas, que se apresenta como especialista em tudo nas redes sociais e que mantém o dedo sempre apontado para os outros.

A ideia chata, artificial e infantil do politicamente correto ajudou a consolidar essa ideia e essa geração. É triste imaginar boa parte da geração produtiva de um país, formado por gente que passa pela escola com o único desejo de sobreviver às provas (digo escola em todos os níveis), de passar de ano, de ser empurrado para a frente, como se a vida fosse um eterno responder de questões corretas, ganhar notas e ser promovido para o estágio seguinte.

As escolas e as famílias estão facilitando cada vez mais a vida de seus alunos/filhos: se alguém não consegue nota na prova do bimestre, então faz prova substitutiva, se ainda assim não der, faz recuperação, se não der realiza exames, se ainda não for possível, vai para o conselho de classe, se nada disso der jeito empurra-se mesmo assim por qualquer outro mecanismo escuso e, no ciclo seguinte, quem topar com o tal que se vire. Assim também, o tablet e o celular ocupam lugar de mães e pais na educação, porque é mais cômodo e menos ruidoso e, se não der certo, psicologia ou fluoxetina neles.

Escolas, famílias, políticas educacionais estúpidas e, principalmente, estudantes estão se enganando descaradamente, porque quem estuda para ser fraco, forma-se em fraqueza mesmo, vira fraquinho. Como diria o poeta: proteção demais, desprotege. A escola até pode ser organizada dessa maneira, mas a vida e o mercado de trabalho não são. Não há provas que devam ser feitas e, quando elas existem, ninguém sabe qual é o conteúdo a ser cobrado, muito menos nos dão chance de substitutiva, exame ou revisionais com intermediação de pais ricos e diretores inescrupulosos. Quem reprovar, reprovou e pronto. O mercado é um rolo compressor capaz de esmagar dolorido a ilusão dos mimimis.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Back To Top
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?