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O que é liderança? (parte 2)

Segunda, 05 de Agosto de 2019

O que é liderança? (parte 1)

Segunda, 29 de Julho de 2019
O marechal inglês, Archibald Wavell, enquanto escolhia seus comandantes durante a segunda grande guerra, disse: “Nenhuma quantidade de estudo ou conhecimento fará de um homem um líder, a menos qu

É possível tecer o próprio destino?

Segunda, 22 de Julho de 2019
Quem conhece o poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto, com certeza já leu também um de seus textos mais clássicos, que é o poema Tecendo a manhã. Nele, o poeta revoluciona o nascer do dia:

Por que somos o que somos no Brasil?

Segunda, 15 de Julho de 2019
O Brasil é um país que nasceu, segundo todas as narrativas, desde o descobrimento, fadado ao sucesso: um país grande, de muitas águas, infindas, de vasto litoral, de floresta exuberante, de recurs

O que é teia de relacionamento?

Segunda, 08 de Julho de 2019
Uma máxima popular, antiga e bastante aplicada, nas pequenas comunidades, está se tornando a grande salvação para um sem-número de trabalhadores: “Você é quem você conhece”. Isso pode pare

Por que dizemos que é preciso separar o joio do trigo?

Segunda, 01 de Julho de 2019
Popularmente essa expressão traduz o desejo de não misturar coisas distintas. A ideia é que ao dizer vamos separar o joio do trigo, desejamos dizer que coisas diferentes devem ser tratadas de forma

Por que se diz “Agora Inês é morta”?

Segunda, 24 de Junho de 2019
A expressão agora Inês é morta se refere a dizer que o tempo de fazer uma determinada coisa já passou, não há mais o que fazer. Dizemos isso, normalmente, sobre a perda de um prazo ou de uma opo

O que é inteligência social?

Segunda, 17 de Junho de 2019
Durante os anos 70 e 80 um grupo de cientistas americanos, liderados pelo psicólogo Howard Gardner, que é professor de Cognição e Educação, desenvolveu e comandou o Projeto Zero, um grupo de pes

O que é inutensílio?

Segunda, 10 de Junho de 2019
Inutensílio, obviamente uma palavra-brincadeira, quer dizer o prazer de dedicar-se ao belo, ao bom, ao justo, ao livre, sem as regras sociais preestabelecidas para tudo e para todos, aquilo que é b

Por que a vida no Brasil é essa zona? (parte 2)

Segunda, 03 de Junho de 2019
Ainda que seja incômodo às vezes para quem manda, ditar regras é muito necessário. Basta olharmos uma pirâmide para percebermos que o topo é bastante apertado e que ou as pedras estão no lugar

Por que a vida no Brasil é essa zona? (parte 1)

Segunda, 27 de Maio de 2019
Fui professor por 30 anos. Depois de uma aula, em fins de novembro de 2004, tive com alguns de meus alunos de Ensino Médio uma conversa bastante esclarecedora ou estarrecedora, não sei. Depois de a

O que é honestidade?

Segunda, 20 de Maio de 2019
Segundo o dicionário Houaiss, honestidade é “1. qualidade ou caráter de honesto, atributo daquele que apresenta probidade, honradez, segundo certos preceitos morais socialmente válidos. 2. cara

O que é experiência pessoal? (parte 2)

Segunda, 13 de Maio de 2019
Viver e construir uma vida pessoal e profissional plena, implica em saber lidar com uma capacidade imensa de produzir e criar. Esse poder potencial que nos é dado quando nascemos, contém em si toda

O que é experiência pessoal? (parte 1)

Segunda, 06 de Maio de 2019
O dramaturgo espanhol Jacinto Benavente disse, no começo do século XX, com muita propriedade, que “ninguém aprende a viver pela experiência alheia; a vida seria ainda mais triste se, ao começa

O que é geração Y?

Segunda, 29 de Abril de 2019
O termo Y sozinho não quer dizer nada, ele apenas foi usado como uma sequência natural da letra X, que representava a geração imediatamente anterior, assim como muitos chamam a geração após a

O que é geração X?

Segunda, 22 de Abril de 2019
O termo  X Generation é usado para demografia, ciências sociais e marketing, além de ser usualmente citado na cultura popular para se referir às pessoas nascidas entre os anos de 1961 e 1979

Por que se diz feito nas coxas?

Segunda, 15 de Abril de 2019
Poucas expressões são tão a cara do Brasil, quanto feito nas coxas. O que, para qualquer brasileiro, quer dizer o que foi realizado de qualquer jeito, sem organização, sem o devido cuidado. Nós

O que é endomarketing?

Segunda, 08 de Abril de 2019
A palavra marketing vem do inglês e significa mercado e representa estratégias pessoais ou empresariais para otimização de lucros (entendidos por ganhos de várias espécies e não apenas dinheiro

Por que se diz elefante branco?

Segunda, 01 de Abril de 2019
Elefante branco quer dizer uma coisa grandiosa, porém inútil, desnecessária e dispendiosa, por isso normalmente é usada para obras públicas que são feitas para promover políticos, nas quais se

O que é excelência?

Segunda, 25 de Março de 2019
Numa manhã de segunda-feira, eu tinha acabado de completar 18 anos e saía para a minha primeira aula de direção. Tentei não passar em nenhuma rua conhecida, porque meus amigos já sabiam dirigir

Por que se diz dois pesos e duas medidas?

Segunda, 18 de Março de 2019
A expressão dois pesos, duas medidas é o mesmo que dar um tratamento diferenciado entre pessoas ou acontecimentos, quando a situação, na verdade, exigia o mesmo tratamento. A expressão teve a sua

O que é caixa de Pandora?

Segunda, 11 de Março de 2019
Abrir a caixa de Pandora equivale a contar um grande segredo, deixar escapar muitas coisas que não deveriam ser descobertas, porque causariam medo ou apreensão se fossem reveladas. O termo também p

O que é coaching?

Segunda, 04 de Março de 2019
Um dos termos que mais têm sido usados nos últimos dez anos no Brasil tem sido coaching. Muita gente fica intrigada ao ouvi-lo, pois tem se dito que muita coisa pode ser resolvida na vida e na carre

O que é um bode expiatório?

Segunda, 25 de Fevereiro de 2019
Ser um bode expiatório, quer dizer simplesmente ser uma pessoa escolhida para pagar por um crime ou um ato falho que não cometeu ou por uma ação que não praticou. Bode expiatório é a forma de d

O que é eufemismo corporativo?

Segunda, 18 de Fevereiro de 2019
Eufemismo é uma figura de linguagem que consiste em tornar mais leve e palatável o sentido de uma expressão ou de uma palavra. Dizer que um aluno não se saiu muito bem num exame ou um funcionário

O que é economês e outras idiotices?

Segunda, 11 de Fevereiro de 2019
Lendo o psicólogo americano Jon Warshawsky, responsável pela área de pesquisas da Deloitte, uma das principais empresas de auditoria e consultoria do mundo e coautor do livro Por Que as Pessoas de

Parte 2 - Por que geração mimimi?

Segunda, 04 de Fevereiro de 2019
O Brasil precisa urgentemente, como política nacional de defesa de um futuro possível, proibir que se diga aos mimizentos na escola e no trabalho, que a vida é fácil, que é sopa, que dinheiro se

Parte 1 - Por que geração mimimi?

Segunda, 28 de Janeiro de 2019
Mimimi é uma figura de linguagem que reproduz o som que uma pessoa faz ao reclamar de alguma coisa. O termo se popularizou com as redes sociais, porque nelas muita gente reclama de muita coisa. Norma

Parte 2 - O que são vidas pública e privada?

Segunda, 21 de Janeiro de 2019
Está mais do que na hora de as escolas públicas e particulares, de todos os níveis, criarem um espaço em seus currículos para a discussão fundamental sobre o que é de interesse de todos e do qu

Parte 1 - O que são vidas pública e privada?

Segunda, 14 de Janeiro de 2019
É um tormento. Sim, é um tormento. Não sei se foi sempre assim ou apenas de uns tempos para cá. O certo é que venho sendo assombrado pela ideia obsessiva de distinguir a vida pública da privada,

Qual a relação entre educação e mercado de trabalho?

Segunda, 07 de Janeiro de 2019
Essa pergunta chega a parecer estúpida. Se eu a fizesse em público, tenho certeza de que muita gente iria rir de mim. No entanto, se eu apontasse o dedo para as pessoas que riem e perguntasse a elas

O poeta, a pedagogia e as nuvens

Terça, 16 de Outubro de 2018
"No poema/ e nas nuvens,/ cada qual descobre/o que deseja ver." - Helena KolodyO propósito deste artigo é apresentar a professores, alunos, pais e todos os interessados no assunto educação, n

Professor ou o homem que ferrava almas

Terça, 16 de Outubro de 2018
Quando eu era pequeno, no sítio de meus tios, onde passava minhas férias de julho, lembro-me de haver perguntado por que é que se marcavam a ferro os bois e cavalos? Parecia-me uma maldade, mas meu

Professor ou o homem que ferrava almas

Quando eu era pequeno, no sítio de meus tios, onde passava minhas férias de julho, lembro-me de haver perguntado por que é que se marcavam a ferro os bois e cavalos? Parecia-me uma maldade, mas meus tios me disseram que era para que os outros soubessem que eles tinham donos. E perguntei de novo: e eles sabem disso? Sabem porque nós tratamos deles, porque cuidamos deles. Na época não entendi, hoje imagino que marcavam suas almas (nem sei bem se os animais as têm), marcavam com o ferro do amor. Os animais ali, então, nunca morriam, apenas ficavam encantados quando chegava a hora deles.


Muitos anos depois, já professor, tive uma sensação parecida quando fui escolhido pela primeira vez para nome de turma dos formandos de uma escola de ensino médio, em Maringá. Uma aluna, muito sem jeito, foi escolhida para fazer uma homenagem para mim (como se a escolha já não fosse a maior de todas) e, em meio a todas as convenções que caracterizam essas solenidades, disse-me que eu havia marcado a ferro a alma deles para sempre. Naquele momento lembrei-me dos bois e dos cavalos, de meus tios, e entendi o que me disseram: senti-me como um homem que ferrava almas. E pensei na enorme responsabilidade que eu tinha e tenho em deixar marcas nas pessoas, e, como são a ferro quente, são para sempre.


As marcas podem ser boas ou ruins, cabe a nós professores dizê-lo como serão. Como são a ferro quente podem doer na hora, mas deverão fazer sentido no futuro, visto que nossos alunos, com certeza, são dotados de almas. A cada dia que pensarmos neles, deveremos lembrar que são, no fundo, apenas crianças que precisam de algum ponto no horizonte de névoas para que possam se guiar. Deveremos lembrar que não há almas ruins, o que há são almas perdidas precisando da nossa marca, como fazia meu tio, da marca dos que ferram com amor.


Então, professores amigos, ferreiros de plantão, esquentem suas marcas e queimem como quem sopra borboletas, se eles forem jardim; se forem ruas, imprimam como quem planta ipês para sempre floridos; se forem corpos ao vento, ferrem como quem desabotoa rosas; se forem cinzas, marque-os como quem imprime um pôr-do-sol; se forem amarelos, salpiquem gotas de azul e criem o verde da esperança; se forem saias velhas, borde-os com pássaros e permitam que a vida seja um grande baile; se forem terra seca, inunde-os de maçãs da terra, que florescem para dentro; se, enfim, apresentarem-se como poeira, encharque-os para que se tornem barro e, assim, possam ser soprados até que virem humanos, até que virem humanos, até, ferreiros amigos, que virem Humanos.