Nailor Marques Junior

“Não me considero uma pessoa biografável. Sempre achei que biografias eram para pessoas muito importantes ou para pessoas mortas (não me encaixo em nenhuma, acredito que não).
Creio, no entanto, que entre uma ponta e outra da minha vida tentei fazer coisas que fizessem sentido ao coração, isto caberá bem em qualquer biografia. Fazer as coisas plenas de paixão, essa é a minha biografia.”

Prof. Nailor Marques Jr.

cronologia

  • Utilize as setas do teclado para percorrer pela cronologia
    2014
    Em janeiro assume como conselheiro independente permanente uma cadeira no Comex do grupo Bellinati Perez.
    Em fevereiro fecha parceria com o Banco Pan e Fenauto e a Evolução treinamentos para um ciclo de 18 palestras sobre Como vender automóveis em tempos difíceis, agora com foco em estudo de neurociência.
    - Em fevereiro fecha ciclo de palestras com a TIM-Exemplo por todo o sul do Brasil sobre o tema Comunicação com o cliente como potencializador de vendas.
    - 16/03 corre oficialmente a sua primeira meia-maratona em Nova Iorque apenas um depois de haver quebrado a perna.
    - 20/03 retoma o ciclo de palestras ACIM em ação, em função do sucesso do ciclo do ano anterior. O tema foi Como pequenas ações podem gerar grandes lucros.
    - 23/03 corre a meia-maratona de Florianópolis
    - 08/04 faz o lançamento da nova turnê de palestras sobre como vender automóveis, agora como um foco totalmente novo: Percepção de realidade, como trabalhar o meio da venda e não o fechamento.
    - 29/05 faz curso com a americana Astrid Rial, um das maiores autoridades em comunicação multicanal com os clientes.
    - De 06/06 a 07/07 viaja para o Canadá para curso de imersão em inglês com foco em negócios.
  • 2013
    Em janeiro, no dia 19, quebrai a perna esquerda, o que o deixou engessado por 45 dias, mesmo com a perna quebrada realiza 16 palestras.
    Assim que venceu os dias de dor, disse a si mesmo que precisaria se adequar aos novos tempos. Há pessoas com deficiências perpétuas e que se viram bem, ele não poderia fraquejar, não com a profissão que tem.
    Em fevereiro comemora cinquenta anos numa grande festa junto com o filho Miguel, que completa cinco. Como presente recebe convite para fazer uma semana de aulas magnas para a rede PUC-PR.
    Em março se reúne com os amigos de adolescência em Florianópolis para comemorarem 35 anos de amizade.
    Ter amigos verdadeiros hoje é muito raro, agora poder comemorar 35 anos de amizade é então uma bênção. Sua turma de adolescência se chamava Tanak’s e são amigos, ainda bem até hoje, todos vivos e bem-sucedidos: Hélio, Luís, Pio, Roberto, Paulo, Edu, Gevaerd e Leo. Amigos são a família que a gente pode escolher.
    Em 13 março inaugura com uma palestra para o grupo Dislub/Equador de petróleo uma estação de transbordo e armazenamento com porto fluvial em Itacoatiara-AM. Um projeto sem precedentes no mundo, com tecnologia 100% brasileira.
    Em março retoma o ciclo de palestras pelo Brasil com o tema Como vender mais automóveis em parceria com a Evolução treinamentos e o Banco Pan.
    Dia 05 de abril, após longo período de gesso e intenso tratamento fisioterápico volta a correr e participa dos 5km da corrida do vinho de Bento Gonçalves.
    Confesso que a Dra. Danyelle Bellinati acreditava mais em mim do que eu, mas corri e deu certo. Mais uma superação, mais um obstáculo vencido.
    Em abril fecha contrato para uma grande turnê de 60 palestras por todo o Paraná, com o intuito de levar fomento ao comércio e ao ensino do estado. Todos os trabalhos foram financiados pelo Sicoob-Pr, um exemplo nacional de cooperativa de crédito.
    Em julho agosto interrompe a turnê Sicoob para realizar uma nova turnê Sindimóveis-Creci-MG por mais 14 cidades mineiras. O tema foi Comunicação com clientes com foco e venda de imóveis.
    Em novembro realiza a quarta turnê anual pelo Mato Grosso do Sul sob o patrocínio da Fecomércio.
    Em dezembro recebe convite para publicar seu livro infantil Hoje não tem pipoca, inédito, em espanhol por uma editora de Madri.
  • 2012
    Em janeiro, viaja para a Itália para reforçar os estudos sobre Leonardo da Vinci e aprimorar as lições do mestre sobre a arte de aprender a aprender.

    Em março lança, em parceria com Sérgio Wagner Marques, o livro ABC do sucesso profissional, segundo trabalho que escrevem juntos.

    Em abril, é escolhido para mais um road-show de palestras de vendas pelo Brasil sob o patrocínio da BV Financeira, agora com coordenação de Luiz Felipe Teixeira que passa agenciá-lo.

    Em abril, lança o DVD Comunicação com o cliente no qual estabelece pela primeira vez no Brasil regras para trabalhar com redes sociais e etiqueta para uso de celulares, computadores e uniformes corporativos.

    Sempre soube que havia necessidade de um estabelecimento de parâmetros corporativos para as novas mídias, esse trabalho me custou dois anos de intensas pesquisas comportamentais.

    No dia 30 de abril grava participação no Programa do Jô junto com o músico Serguei e banda Pandemonium e lança no programa seu novo áudio livro, Estive com Jobs ou 4 Pilares de um vendedor de sucesso.

    Em maio, no dia 04, vai a entrevista no Programa do Jô e no final de semana subsequente por dois está entre os cinco nomes mais citados no Twitter e são realizadas mais de 500 mil buscas pelo seu nome no Google.

    Tanto a entrevista com o Jô, que foi muito gentil comigo, quanto a postagem do programa no youtube me deixaram perplexo, visto que em apenas uma semana o vídeo foi visto por de 80 mil pessoas, eu recebi e-mails de mais de 20 países de todos os continentes e meu novo áudio-livro vendeu em cinco dias 200 unidades.

    Em maio, faz a palestra de lançamento do Clube de Leitura corporativa da UNEM VIP, em Maringá.

    Esse trabalho também me causou surpresa porque eram esperados no máximo 100 empresários e tivemos a presença de mais de 400. O Brasil realmente está mudando.

  • 2011
    Em fevereiro, lança o Box DVD em 4 volumes Sucesso 360º. que abriga os quatro trabalhos sobre como estudar melhor e auferir lucros pessoais e profissionais com o que se aprende.

    Desde que firmei a minha carreira de professor e palestrante as perguntas que mais ouvi, foram: “Como estudar melhor? Como aprender de modo mais duradouro? Como fazer uso do que eu já sei?” Esse trabalho foi feito em parte para tentar resolver questões como essas. O resultado ficou muito bom, a aceitação foi total e isso me deixou muito feliz. É saber que podemos apontar uma luz no final do túnel pelo qual as pessoas trafegam.

    Em julho, lança o áudio-livro duplo Sucesso com inteligência, com projeto da gravadora Music Brothers.

    Em julho, fala em Brasília no segundo seminário internacional de corretores de imóveis.

    Em agosto, faz tour de palestra sobre venda de imóveis pelas principais cidades mineiras sob o patrocínio do Sindimóveis-MG e chega a marca de 1600 palestras cursos realizados no Brasil e no exterior.

    Em outubro, tem uma de suas muitas entrevistas no CBN Gestão de pessoas escolhida para compor o livro 10 melhores entrevistas nos cinco anos de programa.

    Em novembro, chega a marca fantástica de 1000 áudio-livros vendidos em pouco mais de 4 meses.

    Em dezembro, fala no 6º. Seminário de vendas da KLA em São Paulo, o que o consagra como um dos 10 palestrantes de vendas mais contratados do Brasil.

    Em dezembro, fecha parceria com a agência de palestrantes Keynote speakers, uma das mais profissionais do Brasil.
  • 2010

    Passa todo o mês de janeiro em Buenos Aires onde aperfeiçoa seu espanhol e realiza trabalhos com alunos e professores sobre a construção de conhecimento e sobre a arte de estudar melhor.

    Tenho desenvolvido trabalhos em espanhol com o apoio e orientação do professor Ciro Lopez que se tornou além do meu agente, um grande amigo e parceiro na construção de pontes entre o ensino na Argentina e no Brasil.

    Em março, começa a viajar o Brasil com o curso A Arte de transformar o saber em sucesso e lucro com absoluto sucesso, o curso é coordenado e vendido pelo CERES.

    Em abril, lança seu novo DVD Estude para enriquecer, segundo da série sobre como estudar melhor. Faz palestra no encontro paranaense de juízes federais com a presença do presidente da associação equivalente na Argentina e recebe convite para falar mais uma vez no país vizinho.

    Em Julho, lança seu DVD Aprenda a aprender com Leonardo Da Vinci, o terceiro da série como estudar melhor.

    Nesse ano de 2010 decidi terminar a série de DVDs sobre como estudar melhor, porque acredito que tenho ajudado muitas pessoas a olhar de outra forma arte de estudar e colher bons resultados. No princípio pensava em quatro DVDs, mas agora sei que serão cinco. Esses trabalhos estão sendo criados a partir da minha larga experiência como professor e também dos livros e do pensamento de Joseph Jacotot, Malcolm Gladwell, Geoff Colvin e Howard Gardner.
  • 2010
    Em novembro e dezembro, termina a escrita, produção e gravação da série “Como estudar melhor” e discute suas ideias com o grupo independente de professores de Buenos Aires, comparando educação brasileira e argentina.
  • 2009
    Passa todo o mês de janeiro estudando e escrevendo em Santiago do Chile, dedica-se ao conhecimento de poetas locais (Neruda, Mistral e Huidobro), visita as três casas de Pablo Neruda e publica, a convite, artigo na Revista Arcilla.


    Em fevereiro viaja por mais uma semana por Montevidéu para conhecer a obra de Horácio Quiroga.


    Publica em abril, em parceria com o irmão Sérgio Wagner, o livro O Gerente que não gerencia e lança o DVD Ontem melhor do que ontem sobre metacompetência.


    Credencia-se como life coaching na Sociedade Brasileira de Coaching, em São Paulo.
    Ultrapassa a marca de 1100 palestras e cursos. É contratado pela BV Financeira para fazer todo o circuito Brasil de palestras na área de vendas para lojistas fidelizados do grupo.

    Descobri em Vicente Huidobro uma grande identidade modernista com o nosso Oswald de Andrade. Uma energia criativa e um savoir vivre.

    Em outubro publica o livro Liderar e Vender com filosofia e arte e escreve o curso A Arte de transformar saber em sucesso e lucro, que foi ministrado em quatro dias no teatro Marista em Maringá com absoluto sucesso e a presença de 900 pessoas.

    Em dezembro, encerra a turnê de palestras BV Financeira sobre como melhorar a performance na venda de automotores, elas aconteceram em todas as capitais e principais cidades do Nordeste. Foram 119 palestras e cursos ao longo do ano de 2009 em muitas áreas, passando de 1400 trabalhos ao longo da carreira.

    Abordagem sobre a relação direta do comportamento do comprador de automotores e a A experiência BV Financeira foi muito positiva, pois consolidou a minha estratégia de postura dos vendedores. A venda sob a ótica do comprador foi um dos resultados da observação de pessoas de maior impacto da minha carreira.
  • 2008
    Viaja para Buenos Aires durante todo o mês de janeiro, onde se aprimora com aulas de espanhol, estuda modelos educacionais de sucesso e profere conferências sobre cultura brasileira. Publica novo volume de “Literatura comentada”. Grava programas gastronômicos sobre as receitas desenvolvidas no livro “A caverna dos sete sábios”. Até este ano já ministrou quase mil palestras e cursos no Brasil e no exterior. Em outubro, realiza o relançamento de dois de seus livros no evento Reflexões Pedagógicas, promovido por ocasião dos 20 anos do Colégio Nobel.
  • 2007
    Profere palestra no seminário “Movimientos para el éxito” promovido pela Universidad Columbia, no Paraguai. Publica “A caverna dos sete sábios”, “Sucesso com inteligência” e o e-book: “Olhar e ver: a oportunidade mora ao lado.
  • 2006
    Publica “Vieira: dois sermões éticos” em parceira com a professora Giovana Fontes e também mais um volume de “Literatura comentada”. Recebe a medalha da cidade de Leiria, em Portugal, depois de proferir palestra na Escola Superior de Educação. Em maio viaja pela Espanha e Portugal onde faz cursos no Porto e na escola da Ponte, em Vila das Aves, para aprofundar seus estudos de processos educacionais.
  • 2005
    Publica o livro “20 vezes Brasil.
  • 2004
    Publica “A Lei de Zeca & outras leis”, com grande repercussão na mídia e na Internet. No primeiro mês o livro vende mais de 2 mil exemplares. Publica também mais um volume de “Literatura comentada”
  • 2003
    Publica “Será o Benedito? Dicionário de origens de expressões”, depois de haver trabalhado sete anos em sua elaboração.
  • 2002
    Publica “Educação para as inteligências” e mais um volume de “Literatura comentada”.
  • 2001
    Passa a fazer parte do seleto grupo de palestrantes brasileiros que ministra cursos na Universidade do Professor, em Faxinal do Céu, o segundo maior centro de formação de professores do mundo. Publica seu primeiro livro de educação “Educação para a felicidade”.
  • 2000
    Inicia seu trabalho como consultor de expansão da Editora Liceu e propõe uma plano de ocupação de mercado e o desenvolvimento de uma pedagogia do coração. Como resultado disso viaja por todo o sul e sudeste fazendo palestras sobre o assunto. Publica também mais um volume de “Literatura comentada”, agora em parceria com os professores Giovana e Fabiano Fontes. Começam neste ano as palestras e os cursos para as empresas. É contratado como coaching do Grupo Belinatti Perez, um dos dez maiores grupos de advocacia bancária do país.
  • 1998
    Viaja para Cuba e para várias ilhas do Caribe para saber como era o processo educacional num país comunista e em países fronteiriços.
  • 1997
    Publica seu último trabalho em poesia que “Amor é o que não é”. E outro volume de sua “Literatura comentada”.
  • 1995
    Começa a sua carreira efetiva de palestrante, sempre com o foco de transformar o país por meio da educação.
  • 1993
    Lançou o livro de poemas “Opera poems” também um projeto inovador com a ajuda de Manfreide Martinez, pois se tratava de um livro publicado e ilustrado sem as correções. Quase uma experiência da escrita automática dos surrealistas. Neste ano lança também a primeira versão de sua “Literatura comentada”. Recebe o prêmio Cirema do Carmo Correia, no concurso nacional de contos.
  • 1992
    Lança o livro “A poesia como substância”, numa perfomance teatral com a ajuda do ator e diretor Beto Meira, de quem se tornaria grande amigo e do arquiteto, doutor em História da Arte e amigo Manfreide Martinez. No mesmo lança o projeto “Noite na Taverna” que reuniu artistas e jovens para a divulgação de poesia, música e teatro entre os jovens. Foram oito edições com a participação de mais 200 artistas e mais de 5000 espectadores. O projeto contava com o apoio do SESC.
  • 1991
    Escreve uma cartilha sobre parlamentarismo, social democracia, voto distrital e redistribuição de renda que seria usada em vários estados brasileiros para a campanha pró-parlamentarismo. Neste ano e no seguinte proferiu mais de 200 palestras sobre o assunto.
  • 1990
    É escolhido pelo Governo do Paraná para ser membro da comissão julgadora do concurso Helena Kolody e para escrever o prefácio do livro publicado com os poetas vencedores.
  • 1989
    Vence o prêmio Helena Kolody e torna-se amigo da escritora até a sua morte em 2002. Ingressa no Grupo Educacional Nobel, onde ministra cursos, dá aulas, escreve material didático, faz palestras e dirige um grupo teatral. Conhece a bailarina e diretora Flor Duarte com que fará, como ator, mais de 10 peças.
  • 1988
    Funda o Atelier de Redação, empresa que mantém até hoje.
  • 1987
    Ingressa oficialmente no curso de Letras pela primeira vez e segue fazendo este curso pela vida afora. Neste ano vence o prêmio FEMUP pela segunda vez, torna-se amigo de Sérgio Rubens Sossélla, um grande poeta e um dos maiores críticos literários paranaenses. Passa a freqüentar a biblioteca do poeta, a Vila Rosa Maria, com um acervo de mais de 35 mil livros e tornam-se grandes amigos até a morte do poeta. Neste ano seus pais se separam, ele foi o advogado dos dois. Passa a viver sozinho e intensifica suas atividades culturais.
  • 1986
    Mora em Lisboa para estudar Ciências Políticas, de onde volta por problemas financeiros na família. Viaja também para Nice, no sul da França, onde fica praticando a língua e escrevendo textos à beira-mar.
  • 1985
    Colação de grau em Direito.
  • 1984
    Trabalha como professor e coordenador pedagógico do Colégio Anglo.
  • 1983
    Com Alice Ruiz, então mulher de Paulo Leminsky conhece a poesia japonesa o que desandará na produção de centenas de haicais e na elaboração de vários cursos na área.
  • 1982
    É premiado no FEMUP, um dos festivais mais importantes de poesia, declamação e música dos anos 80 e começa a traçar o caminho das letras. Começa a travar conhecimento então com escritores talentosos como Paulo Leminsky, Roberto Martins, Marco Aurélio Cremasco, Flávio Carvalho e Ademir Demarchi. É escolhido pela prefeitura de Maringá para dar oficinas literárias aos jovens escritores oriundos do projeto “Literatura vai à escola”. Viaja de carona em caminhões, em companhia do amigo Luís Francisco, de Maringá até a João Pessoa para visitar o local de nascimento do poeta Augusto dos Anjos. Passou tanta fome na viagem de 29 dias que emagreceu sete quilos. Os pediam carona em troca de cozinhar para os motoristas. No mesmo ano, o amigo, ator e diretor, Jonas Lourenço, reúne e publica alguns de seus poemas sem o seu conhecimento.
  • 1981
    Ganha um prêmio da universidade como bom aluno e vai conhecer Brasília.
  • 1980
    Ingressou no curso de Direito da UEM e em paralelo começou a fazer algumas disciplinas do curso de Letras.
  • 1977
    Inicia o ensino médio no Instituto de Educação de Maringá, à noite, já que também começa trabalhar como boy, na Imobiliária Corcovado, do sr. Georges Anis El Khoury. No mesmo ano começa a ensinar Gramática em aulas particulares. Um professor de apenas 14 anos.
  • 1976
    Mudança para Paranavaí-PR, onde viveu apenas quatro meses. O pai bancário precisava sempre mudar e foram de lá para Apucarana e no final do mesmo ano para Maringá, todas no Paraná.
  • 1968
    Em pleno regime militar com apenas cinco anos de idade e já sabendo ler e escrever ingressa no Colégio SESI, também em Presidente Prudente.
  • 1963
    Nailor Marques Jr nasceu em 25 de fevereiro, na Vila Dubus, perto do Mercado Municipal, em Presidente Prudente-SP, filho de Nailor Marques, gerente de banco, e Lourdes Venesiano Marques, dona de casa e mãe em tempo integral. Viveu toda a infância lá com os irmãos Sérgio, Silvana, Suzana e Giovana.
* Por Rafaela Tasca - Essa cronologia resulta de diversas visitas ao escritório do autor, um Espaço dedicado ao poeta Fernando Pessoa em meio aos bucólicos ares de sua chácara de nome Carpe Diem.

* Todas as citações em itálico são de Nailor Marques Jr.